O que é um Installfest?



Você sabe qual o objetivo principal do Flisol ?

Flisol - (Festival Latino-americano de instalação de software livre), como o próprio nome já diz, seu principal objetivo é promover o uso de software livre, apresentando sua filosofia, seu alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral, sendo o maior evento de divulgação na América Latina.

Um Installfest é um evento, geralmente patrocinado por um grupo de usuários Linux, em que pessoas se reúnem para realizar instalações em massa de sistemas operacionais de computador ou software livre, principalmente o sistema operacional Linux e outros softwares de código aberto.

Com esta finalidade, diversas comunidades locais de software livre (em cada país, em cada cidade/localidade), organizam simultaneamente eventos em que se instala gratuitamente e totalmente legal, software livre nos computadores levados pelos participantes, onde iniciantes trazem seus computadores, e usuários experientes os auxiliam a instalar e configurar o sistema. Muitas vezes CDs contendo alguma distribuição de Linux e informativos são distribuídos gratuitamente aos participantes. Este tipo de evento recebe bem todo nível de conhecimento, de iniciantes a usuários avançados.

Onde e quando ocorrerá o Installfest?

O Installfest acontece durante o Flisol dia 28 de Abril de 2012 em várias cidades do Brasil e América Latina, fazendo parte da programação. Em Indaiatuba o evento será realizado na FATEC-ID organizado pela Comunidade Linux Indaiatuba.


O que eu preciso levar no Installfest?

Para o Installfest pedimos que leve apenas a CPU. Não é necessário levar monitor, mouse ou teclado. Deve-se levar teclado ou mouse apenas se a sua cpu não aceitar mouse e teclado PS/2 ou usb.

Que softwares estarão disponíveis durante o Installfest ?

Muitos iniciantes imaginam que se trata somente de instalação de softwares para Linux ou mesmo o próprio Linux, mas um Installfest possui uma extensa lista de softwares livres equivalentes aos softwares proprietários para serem utilizados no Windows.

Confira na Wiki da Área de Software Livre da Campus Party uma tabela com um resumo baseado na tabela de equivalências entre softwares para Windows e GNU/Linux coordenada pelo polonês Valery V. Kachurov. Alguns softwares listados na coluna GNU/Linux são proprietários, mas estão identificados como tais e não serão apresentados durante o Installfest.

Outra oportunidade que o participante tem é de poder instalar uma distribuição Linux acompanhado de usuários mais experientes. No Flisol Indaiatuba teremos 3 distribuições disponíveis, Ubuntu, Mandriva e openSuse.

Antes da instalação o participante deverá assinar um termo de responsabilidade, o conteúdo deste termo pode ser lido logo abaixo.


Palestras, oficinas e workshop.

Também, paralelamente, são oferecidas apresentações, palestras e oficinas, sobre temas locais, nacionais e latino-americanos sobre Software Livre, com toda sua variedade de expressões: artística, acadêmica, empresarial e social.

Participe do Flisol em sua cidade e descubra as vantagens do Software Livre.

Flisol Indaiatuba